A batata frita é um alimento que consiste em tiras de batata fritas em óleo vegetal. A batata é um tubérculo de origem sul-americano, mais especificamente onde hoje ficam Peru e Bolívia. Durante a expansão espanhola, que dominou praticamente a América inteira, as plantas foram levadas à Europa e posteriormente à Ásia. A batata se adaptou muito bem na Europa, principalmente na Irlanda, onde o clima é frio e o solo é úmido. Séculos após, a batata acabou salvando a Europa de uma grande crise de fome e graças ao elevado consumo desse tubérculo, várias doenças diminuíram drasticamente devido suas proteínas e vitaminas.A origem da batata frita é incerta. Alguns afirmam que ela surgiu na Bélgica durante o século XVII, outros alegam que o país de origem desse petisco é a França e ainda existe outra teoria que diz que os espanhóis são os reais inventores já antes mesmo da planta ser levada à Europa.
De qualquer modo, a batata frita ganhou mais popularidade na França, onde várias receitas de um livro culinário de 1758 já traziam o alimento. O aperitivo ganhou tanta notoriedade na França que em inglês a batata frita é chamada de “French Fries”, ou seja, fritas francesas. Apesar disso tudo, o historiador belga Jo Gerard diz que as batatas já eram fritas na região onde hoje é a Bélgica desde 1681. Segundo Gerard, as famílias pobres da época costumavam fritar peixes no óleo, mas durante um rigoroso inverno os rios e lagos congelaram e o peixe foi substituído por batata.
Independente de qual seja a real origem da batata frita, o petisco se alastrou rapidamente e está presente em todo o mundo em grandes variedades e peculiaridades, porém, em nenhum outro lugar do mundo ela é tão apreciada e consumida quanto nos Estados Unidos. Assim como o hambúrguer, a batata frita virou peça indispensável na alimentação dos americanos. Elas estão em toda parte, em qualquer lanchonete ou restaurante, desde o mais simples até o mais sofisticado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário